PORQUE ME DEVEM CONTRATAR?

NASCE O "BICHINHO" PELO JORNALISMO

Iniciei o meu percurso pela Comunicação na SetubalTv (STV), onde além de estágio curricular, fiz também um estágio profissional e depois assinei contrato, durante quase quatro anos.

caret-down caret-up caret-left caret-right
Luís Mestre Director SetubalTv

A Ana Vanessa Gil mostrou-se sempre dedicada e empenhada na tentativa de realizar as tarefas que foram sendo pedidas, foi ainda uma peça vital no desempenho da empresa, sempre com motivação, fez na SetubalTv o seu estágio curricular, estágio profissional e manteve na empresa um trabalho continuo de quatro anos o que demonstra bem o seu interesse, a sua capacidade, companheirismo e cumplicidade. Apenas se pode atestar pela positiva a sua presença nesta empresa.

Na SetubalTv, adquiri Carteira Profissional de Jornalista e desenvolvi as mais variadas tarefas, desde elaboração e planeamento de notícias escritas, entrevistas e reportagens em vídeo; gravação de voz off; simulação de diretos; gestão de redes sociais (Facebook, Twiter, Instagram, YouTube); gestão de “Meo Kanal”; inserção de conteúdos em WordPress; análise de resultados do site através do Google Analytics; captura e edição de imagem em vídeo; captura e edição de som; e elaboração de guiões para filmagens.

Fui chefe de redação e como tal, tive de gerir um conjunto de pessoas, distribuindo tarefas e ajudando-as na realização das mesmas.

André Sequeira EDITOR DE VÍDEO E VIDEÓGRAFO

A Vanessa foi sempre uma colega muito esforçada e com atenção ao pormenor, que tentou sempre evoluir e encontrar soluções para as coisas menos boas que poderiam existir, tanto a nível pessoal como colectivo, encontrando motivação em novos desafios.

A verdade é que na SetubalTv exerci um conjunto de funções que me possibilitaram desenvolver capacidades de polivalência, organização, liderança, iniciativa e de trabalhar em equipa.

Como a STV estava associada a uma produtora de áudio e vídeo, a Pin Produções, participei em vídeos internos e de formação, com voz off e imagem, para empresas como a Autoeuropa e McDonald's Portugal.

 

E DERREPENTE A ESCRITA "GANHA ASAS"

Entretanto e já depois da minha saída da SetubalTv, decidi aceitar um desafio em regime part time, com um órgão de comunicação social, de notícias sobre aviação. Com sede na Madeira, o NewsAvia é um portal online de informação Aeronáutica, pensado para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O meu papel passou por escrever conteúdos informativos sobre o mundo da aviação e por fazer a cobertura de eventos realizados no continente português, mais concretamente na zona de Lisboa e Alentejo, com entrevistas e imagens.

CREATE LDA

Durante oito meses tive a oportunidade de aceitar um novo desafio. Ser Customer Care Executive, na agência Create Lda, localizada

na Moita, distrito de Setúbal.

A Create é uma empresa contratada por vários laboratórios farmacêuticos para gerir as despesas de representação dos mesmos.

A minha função passou por fazer a gestão de reservas de almoços e jantares dos delegados de informação médica, planear e organizar viagens e eventos, fazer a gestão documental e fazer a faturação.

VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS E CRIAR UM CANAL DE TELEVISÃO

Estava eu a desempenhar funções na Create quando surgiu um convite para ir a uma entrevista de emprego na área do jornalismo, mais concretamente, na televisão.

Como o meu interesse de voltar ao jornalismo ou à comunicação social era grande, decidi ir e ver no que dava. Depois de duas entrevistas e do interesse da parte da empresa, decidi aceitar a proposta e ingressar nesta aventura. A aventura? Era fazer parte de uma equipa que iria dar início a um novo canal de televisão, o canal S+.

O S+, tem sede e estúdio próprio na Venda do Pinheiro e está presente na NOS, posição 129. É um canal dedicado à saúde e ao bem-estar. Tem emissão diária, 7 dias por semana, 24 horas por dia, com produção nacional e internacional.

No meu dia-a-dia do canal, tive de me adaptar aos vários cenários propostos na área da saúde. Desde acompanhar cirurgias, tratamentos, consultas a ouvir na primeira pessoa os profissionais de saúde e os seus pacientes sobre os mais variados casos. Além disso, cabia também ao jornalista selecionar os conteúdos desejados para os coordenadores dos programas, através do programa Premiére.

Uma parte particularmente importante neste percurso foi a minha participação no programa “Atendimento Permanente”. Neste programa, tive o privilégio de acompanhar profissionais de saúde, dando a conhecer as suas especialidades, equipas e contextos. Aqui, desempenhei ainda o papel de produtora de conteúdos.

Dos trabalhos realizados neste programa, destaco o acompanhamento que fiz com o enfermeiro e equipa da Esquadra 751; com a equipa do INEM; com o médico ginecologista e obstetra onde assisti a dois partos; com os vários profissionais que constituem o Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão e com os médicos da marinha, no Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica, entre muitos outros.

 

TRABALHAR COMO FREELANCER

Após integrar a equipa do S+ e dada a minha experiência no âmbito da saúde, tive a oportunidade de trabalhar como freelancer na SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, mais concretamente no Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS) e no SNS 24, atuando como Copywriter.

Neste contexto, elaborei conteúdos digitais para o website www.sns24.gov.pt e procedi à edição e revisão de conteúdos provenientes de entidades nacionais e internacionais, implementando técnicas de SEO. Esta experiência foi especialmente estimulante, uma vez que estive diretamente envolvida na equipa que desenvolveu toda a informação sobre a COVID-19, no portal do SNS24.

Entre as minhas colaborações enquanto freelancer, tive o prazer de trabalhar em parceria com várias empresas, na captura e edição de imagens e na realização de reportagens para meios de comunicação social.

Fui também solicitada para desenvolver trabalhos de design, como a criação de convites de casamento, CVs, cartões-de-visita, e outros projetos distintos.

PELOS CAMINHOS DO MARKETING DIGITAL E DAS REDES SOCIAIS

Desde 2020, que exerço as minhas funções de Social Media e Account na LQDI, uma agência de tecnologia e marketing digital, com sede no Brasil e escritórios na Holanda e Portugal, mais concretamente, em Lisboa.

Na LQDI tenho sido responsável pela gestão e acompanhamento de clientes e pela criação e desenvolvimento de estratégias de marketing digital do sector imobiliário, nomeadamente, do universo RE/MAX Portugal, RE/MAX Collection Portugal, RE/MAX France, Beatriz Rubio e Manuel Alvarez.

De uma forma geral, entre as minhas tarefas destaco as seguintes:

  • Gestão e acompanhamento de clientes;
  • Criação de estratégias de comunicação digital e briefings;
  • Gestão e produção de conteúdos para redes sociais e Artigos Blog;
  • Gestão de comunidades;
  • Apresentação e análise de resultados.

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

  • Domínio de ferramentas da Microsoft Office e da Google Suite;
  • Domínio de aplicações gráficas como: Adobe Photoshop, Adobe Lightroom, Adobe Premiere, Adobe Audition e Cool Edit Pro;
  • Conhecimento em WordPress;
  • Análise e gestão de Google Analytics;
  • Conhecimentos de Canva;
  • Adoção de técnicas de SEO, através do SEMRUSCH;
  • Domínio de redes sociais como FACEBOOK, TWITER, LINKEDIN, YOUTUBE, VIMEO e INSTAGRAM;
  • Domínio de plataformas como: Meta Business; Swonkie; MLABS; Trello; Discord e Pauta-me 
  • Carteira Profissional de Jornalista.

PORTEFÓLIO

Se ficaram com interesse e vontade em saber mais sobre o que realmente sei fazer, deixo-vos aqui o link do meu Portefólio, com exemplos práticos de alguns dos trabalhos que realizei, até ao momento.

VER PORTEFÓLIO

RESUMO DO CV